segunda-feira, 9 de março de 2009

Belém

Bate o sino, pequenino, sino de Belém...

Ops, Belém errada. Belém aqui é a da Torre, famosa, e dos pastéis (que, aliás, não deveriam se chamar pastéis e sim empadas). Fui passar o dia por lá hoje, depois de combinar com o diretor do Mestrado em Lisboa uma reunião para quarta feira.

Após pegar um elétrico, também (mas este mais moderno), desembarquei por lá. Como acabei indo tarde, e estava morto de fome, vi o Mosteiro de Belém, muito muito bonito e fui logo à Pastelaria de Belém, a "oficial" de lá, comer unsh pashtéish. Pedi logo dois e um Guaraná Antártica (pra lembrar como é ser brasileiro). O diabo do pastel não tem nada de pastel!! É uma empada aberta, uma espécie de quiche, doce - feito de nata. Mas, vou te falar.... MUITO gostoso. Muito mesmo. Comi os dois, mas meu organismo anseiava por comida salgada, então comi uma mini-pizza acompanhada por uma Sagres. Depois, uns pastéis de oferenda para Marco e Rosana, uma gentileza que não beira a deles comigo, e pé pra rua de novo.

Aí fui tentar entrar no tal Mosteiro. Vi que tinha demorado demais na pastelaria, o Mosteiro já estava fechado para visitantes. Segui a pé para achar a Torre de Belém que, pelo o que eu tinha visto no Google Maps (aliás, tem me sido muito útil acessá-lo por aqui), era um pouco adiante. Cheguei na Torre, que é muito menor que eu esperava. Sempre imaginei ela hiper imponente, praticamente um castelo, e ela é bem menor. Continua bonita, mas é bem menor. Infelizmente, ela também, tal qual o mosteiro, estava fechada para visitantes, devido ao horário - perdi por 5 minutos. Tudo bem, ainda pretendo ter muito tempo para visitá-la.

Parei no Starbucks pra tomar um capuccino grande (meros €2,80 - para Portugal, foi caro) e peguei o busão pra casa. Agora a cá estou, escrevendo-lhes a respeito do meu dia (e imaginem essa última frase falada com sotaque português, que eu já estou começando a entender melhor).

Neste post, sem fotos por enquanto - o PC não quer reconhecer a câmera. Paciência.

Beijos e abraços, galera! Amanhã, se tudo der certo... Cascais!!!

3 comentários:

  1. Você não pode deixar de provar também os pastéis de Santa Clara que, como os de Belém, parecem empadas. Os de Santa Cara têm um recheio à base de gemas, uma delícia para o paladar mas um perigo para taxas de colesterol elevadas. Reza a tradição que foram inventados pelas freiras, para aproveitar das gemas do ovos cujas claras eram usadas para engomar os hábitos. Os doces portugueses são uma tentação até pra quem não é muito de comer doce. Mas vale a pena mesmo é voltar à Torre e o Mosteiro dos Jerônimos, uma construção belíssima que contém os túmulos de uma porção de figuras da história - não sei se o de Camões, inclusive.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mamasita, mas os visitarei com mais calma quando estiver de vez em terras lusitanas. Amanhã nem vai ser Cascais, mas vai ser Cintra! Segundo Marco e Rosana, vale mais apena, há quatro castelos para visitar.

    ResponderExcluir
  3. OIOI!!!! Tô numa correria danada aqui hoje! Nem li o post!!! Mas claro que tinha que ver as fotinhos!!!!
    Beijoooo!!!!!!

    ResponderExcluir