quarta-feira, 18 de março de 2009

Paris - Round 2

Tinha preparado um texto ontem, até legal, sobre o meu dia, mas perdi. Vou ter que escrever tudo denovo.
Quando cheguei aqui, comecei uma missão: vou à Torre Eiffel. Tentei ir logo antes de Montpellier, mas não tive competência nem ânimo, devido à gripe. Então resolvi postergar. Na segunda, não tive ânimo também. Terça, ontem, reservei o dia para isso. Preparei o roteiro no mapa, me programei para acordar cedo e fui. O roteiro era: pegar o RER B até a estação Saint-Michel - Notre Dame, descer lá e seguir o Sena, passando em frente ao Louvre, até a Praça Charles de Gaulle, onde é o Arco do Triunfo, e de lá descer em direção à Torre. Eu sabia que seria uma caminhadinha boa, mas vamo nessa.
Andar, por Paris, com calma, é agradável, de certa forma. É uma cidade grande, movimentada, então não é lá um sossego, né - um trânsito meio louco, ambulâncias e polícia pra lá e pra cá. Mas o cenário é impecável, tem um certo clima da cidade mesmo, das pessoas, que é agradável. O Sena não é lá um rio translúcido de limpo, mas a água não é nojentona igual o Arrudas, então fica até bonitinho ver a água verdinha.
Várias coisas bonitas ao longo da cidade, mas eu já estava ansioso pra chegar no Louvre. Ele é imenso. IMENSO. Super lindo, um pouco incoerente na combinação da pirâmide com o prédio, mas o contraste é interessante. Nem parei pra entrar, até porque terça ele fecha. Tirei minhas fotos de turista básicas e segui pela praça, onde deu até pra sentar e descansar um pouco, ver as pessoas passarem. Os franceses estão deliciando-se com o tempo mais quentinho e ensolarado, então tá todo mundo na rua, nas praças, só pra estar fora de casa.
É uma PUTA caminhada. Agradável, bla bla bla, cenário lindo, bla bla bla, mas não se enganem - estou saindo de Paris com bolhas de sangue nos pés.
A "subida" até o Arco é legal, mas é meio "Caras" demais - muitas lojas de grife e tal. Uma coisa interessante foi um show-room da Renault, com exposição de carros antigos, novos e um protótipo. Nada que mereceu foto, no entanto.
O Arco é legal. Mas, ah... é um arco. Super bonito, tirei foto, mas eu tava de olho era na Torre.
Na descida pra Torre... estava eu, bem lá andando pela rua, óculos escuros e iPod rolando, me para um rapaz, dentro de um carro legalzinho. O rapaz, super bem vestido e de excelente aparência, aparentemente italiano, tira um mapa e me pede informações. Daí ele começa a falar que trabalha com moda, bla bla bla (e reparei num folder do Empório Armani no banco do passageiro), que tá saindo de uma exibição agora, sobraram uns casacos da Louis Vitton (e tira os casacos, me mostra). Os casacos pareciam verdadeiros, pra ser sincero. Mas já tava cheirando a golpe - concretizou-se quando ele ofereceu os casacos como presente, foi com a minha cara, gosta de brasileiros, bla bla bla. Mas tem um detalhe: "Não consigo comprar gasolina pro carro no cartão, já estourei a minha cota de gastos, será que você pode me arrumar um trocado só pra por uma gasosa para eu ir embora??". Pronto. Não acredito em Papai Noel, nem agora nesse cara. "Amigo, ciao. Grazzi, mas ciao.". Tá doido!!!
Depois dessa história engraçada, no mínimo, lá estava ela: a Torre Eiffel. Dias e dias, kms e kms rodando e finalmente achei a bendita. Parece um clichê, é super batida a imagem, mas impressiona estar ao pé da torre, viu. Nem é tão grande, comparada com outras construções, mas fica IMENSA vista de baixo. Rapidamente, corri pra comprar o ingresso - é CLARO que eu vou subir. Depois desse trabalho todo!!!
Subir na Torre não é tudo isso que parece ser. A vista de Paris é fantástica, você vê a cidade inteira, que é bem plana. Mas achei mais bonito VER a Torre que subir nela. Além do mais, o pico da torre estava interditado, em reforma. Almocei lá em cima, uma baguette com frango e salada e um refri.
A baguette pesou. Preciso sentar, tomar um café. Que lugar melhor do que bem pertinho, com vista da Torre? Como eu disse, muito mais bonito ver a torre do que subir nela.
Aí, muito mais caminhada pela frente, porque o idiota aqui esqueceu o mapa em casa, e finalmente cheguei na Maison des Province de France, no Boulevard Jourdan.
Chega de blog por hoje. Teve uma saidinha à noite, fomos a um show de bandinhas locais num bar chamado La Flèche D'Or, mas não vou entrar em detalhes. Foi legal e pronto.
Academia Militar de Paris, onde Napoleão Bonaparte está sepultado. Não entrei pra conferir.
Palácio da Justiça de Paris.
Vista do Sena, ao fundo, a Torre - tô chegando aí, fiota!!

No Louvre. É muito chato tirar foto de mim mesmo!!

Agora, mais de perto... calma, calma que eu chego aí!

O Arco...


Tô quase, quase... Eu tinha acabado de me livrar do tal italiano quando tirei essa foto.


Agora, já bem perto! Cheguei, lindona!

Vim, vi e venci! Do alto da Torre, a vista...

Com um café no lugar mais próximo da Torre possível, descansei e segui para casa.

P.S. Hoje eu fui ao Louvre. Mas não vou postar hoje, vou ficar um pouco atrasado. Até amanhã, já de Bruxelas!!!
















Um comentário:

  1. Oi, filho. Que lindas as fotos de Paris, que bom que o tempo está bonito. Então vc vai a Bruxelas mesmo. No more problems?

    ResponderExcluir