segunda-feira, 9 de março de 2009

Lisboa que te quero!!

Estou apaixonado. Apaixonado pela Alfama, uma aldeia perdida no tempo dentro de uma capital européia. Um lugar onde as pessoas se cumprimentam na rua, dizem "bom dia" para estranhos.

É claro que ainda estamos em Lisboa, uma capital pequena mas bem servida. A capital, mesmo, tem cerca de 565,000 habitantes, e a região metropolitana parece ter 1 milhão. Mas não deixa a dever para cidades maiores.

Em um certo contraste com a Alfama, temos o Chiado e o Bairro Alto. Lá, a arquitetura ainda é muito similar, prédios dos séc. XVIII e XIX, mas o clima já muda. Não pra pior, nem pra melhor, mas é completamente diferente. Estamos na "Savassi" de Lisboa, com lojas de grife, cafés e restaurantes mais metidos a besta, enfim - uma zona mais comercial, um pouco mais elitizada. Lá, não pude não tomar um café n'A Brasileira, café dantes frequentado por Fernando Pessoa. Tem uma estátua em bronze dele em frente, mas não consegui tirar essa foto e não queria pagar o mico de pedir a alguém para tirar uma foto minha ao lado dele. Bobagem, alguns diriam, mas enfim...

Ontem, domingo, ainda fui a um concerto de órgão, com Marco e Rosana. Para os meus ouvidos, muito bom. Para Marco Aurélio, "muito organista pra pouco órgão", mas dou um desconto porque ele é profissional e entende muito, muito, muito, MUITO mais que eu. À noite, passamos no supermercado e compramos: pães, queijos, patês, vinho bom, entre outras cousinhas. €16 foi o preço final. Absurdamente barato.

Enfim, as coisas vão muito bem por aqui. Abaixo, algumas fotos, se o Blogger não cagar a formatação (e eis que posto o primeiro palavrão!!! :D).

P.S. O cyber-café onde estou é um dos mais caros da região, custa €3,00 a hora. Um, mais perto da casa onde estou, está de férias, o que significa que só abre de 15:00 às 23:00. Só. hehehehe


Café A Brasileira Igreja do Carmo, hoje um Museu Arqueológico (estava fechad0).




Parte da Igreja da Sé Antigo anfiteatro romano, datado do ano 57, descoberto no séc. XVIII.






Roupas no varal... NA RUA.

3 comentários:

  1. Ainda tô brigando com a formatação desse diabo de Blogger.

    ResponderExcluir
  2. estou adorando as fotos e relatos da arquitetura! bjo sula

    ResponderExcluir
  3. Oi Diogo, o varal da foto acima é igual ao meu, só que eu não coloco na rua.
    As fotos estão legais e os textos também.
    Bjo!

    ResponderExcluir