terça-feira, 10 de março de 2009

Sintra (se fosse com C, seria a cerveja, mas não é)

Puta que pariu (eu avisei). Sintra é MARAVILHOSA!!! Assim, nem tanto. Vamos com calma.

Resolvi ir a Sintra e não a Cascais. Orientações dos meus anfitriões (quase hospedeiros, me sinto um parasita aqui). Peguei o trem da Estação Central no Rossio (aprendi que se escreve assim) e fui.

Chegando na estação e andando um pouco, Sintra parece uma Disneilândia, com uma pequena diferença que me bateu só depois de um tempo: tudo ali é autêntico. Parece forçado, mas a verdade é que a cidade (ou vilarejo) é assim e sempre foi. Uma vez que essa ficha caiu, então PUTA QUE PARIU! SINTRA É MARAVILHOSA!!!
Eu avisei que ia ter palavrão nesse blog. E ainda tem mais.

Vi, primeiramente, o Palácio Real. Muito legal, mas não deu aquela coisa UAU, assim. Umas coisas interessantes, mas nada demais.

Depois, a Quintas da Regaleira. O Palácio lá é legal, mas é sec. XX imitando coisa antiga. Agora, a quintas em si... um jardim MARAVILHOSO, com grutas louquíssimas e túneis subterrâneos que se interligam e formam quase um labirinto. Super divertido!!!

Daí, um breve (e caro) almoço - um sandes (sanduíche) de queijo chevre (de cabra) e presunto (crú e defumado, presunto cozido aqui chama fiambre) - e fui para o Castelo dos Mouros. Aliás, tentei ir. Achei, inocente, que seria possivel subir o morro a pé. Ah, bobinho. Depois de me exaurir, já encharcado em suor (e olha que estava fazendo 17 graus) e pegar o ônibus, vi que só faltavam 100 metros pro diabo do lugar. PUTA QUE PARIU!!!! Mas, tudo bem.
Acabei não descendo no Palácio dos Mouros e subi até o Palacio da Pena (são 4 "castelos" principais em Sintra, todos já citados). No Palácio da Pena, com as pernas já docinhas de cansaço, fui eu subir mais morro, passando por um jardim para chegar ao Palácio. Ainda bem que fui - o castelo é maravilhoso. No topo do morro mais alto da região, dá pra ver TUDO. Sem falar que está muito bem conservado, aliás está atualmente em processo de restauração, ainda. Fotos abaixo, não dá pra explicar. Valeu o cansaço? Sim, sem dúvidas!!!

Desci, ainda meio bobo e com as pernas doloridas, até o Castelo dos Mouros. Basicamente: um castelo, mesmo, do século X (ano 910), construído pelos mouros e incorporado pelos portugueses. Um monte de pedras, na verdade, mas é maravilhoso. Pedras lindas, pode-se de dizer. Fotos abaixo, mas não fazem justiça - tem que ir lá.

Desci a pé, claro - por uma trilha que é metade do caminho que eu tinha feito subindo - e parei pra comer uma queijadinha (outra empada doce) e tomar um café.

Já em Lisboa, tomei um banho quente pra melhorar das pernas e fui pro Bairro Alto, caçando agito na minha última noite gandaiável na cidade. Detalhe: saí às 7:30 da noite, um velho com pernas doloridas caçando agito. Tomei um Imperial (vulgo chopp) num barzinho que tinha mais 4 pessoas, 3 madrilenhos que saíram após o 3o gol do Liverpool sobre o Real Madrid e ja fechei a conta pra caçar outra coisa. Já havia jantado, mas um senhor simpatico me convidou para assistir um fado e pensei: "Em Lisboa, tenho que ver um fado". Teve bom, só casais e eu, sozinho, a tomar mais dois Imperiais e comer um prato de camarões. Não aguentei mais que isso, vim pra casa e a cá estou, encerrando a entrada de hoje no blog.

Amanhã, coisas importantes!!! Boa noite!


O Palácio Real






O que eu achei mais legal no Palacio: esse teto

O Palácio da Quinta... esse é meio Disney.

...mas as grutas pelo jardim são maravilhosas.

E essa vista é o Poço Iniciático - parece que o cara era da maçonaria.

Palácio da Pena


Achei esse arco muito doido...

Castelo dos Mouros

Essa é pra não dizerem que estou tirando as fotos do Google.





















2 comentários:

  1. Oi, Diogo, você é mesmo muito engraçado, seus textos são ótimos e as fotos idem.
    Bjs
    M.Célia

    ResponderExcluir
  2. Vai chegar aqui bombado!!!!! hahahahahahaha
    Também me divirto muito com seus casos...
    Beijos e bom descanso!!!!

    ResponderExcluir