segunda-feira, 16 de março de 2009

Paris - Round 1

Ah, Parrí, Parrí... ops, é Paris, né.
Então, depois de não dormir no trem direito e não dormir em casa, resolvi sair pra bater perna. Aliás, resolvi sair para ir especificamente à Notre Dame. Na ida, foi tudo tranquilo - eu já sabia em que estação pegar o metrô, que linha pegar, onde descer, tudo.
Chegando lá, vi a bichona - a Notre Dame é linda, imponente e... recheiada de turistas. Sim, claro, eu já esperava isso. Mas foi um contraste muito grande em relação às igrejas em Portugal, que ainda são predominantemente para celebrações religiosas. A Notre Dame tem missa, e estava tendo missa no horário que eu passei por lá, mas num país de ateus, a missa tinha 10, talvez 12 pessoas. E 30 vezes esse número em turistas. Tem um caminho marcado com cordinhas e separações indicando o caminho para turistas e o caminho para quem vai participar da missa. O lugar tava lotado de americanos, ingleses, coreanos, japoneses, espanhóis, italianos e latinos, gente de tudo que é lugar e língua. Daí o processo fica todo meio pasteurizado, mesmo que não haja um tour oficial. Não dá a mesma energia que entrar nas igrejas que realmente funcionam predominantemente como igrejas. Mas bonita a danada é, sem dúvida.
De lá, cismei de ir, de novo, à Torre Eiffel. De novo, porque eu já tentei ir na sexta, antes de ir a Montpellier, mas desisti devido à distância e às condições de saúde. Hoje, me sentindo muito melhor (e sabendo que eu estava bem mais perto), tentei ir. E não consegui. Comprei um mapa, me localizei, andei, andei e andei e esqueci o nome da maldita rua. Fiquei com preguiça (e, confesso, um pouco de vergonha de parecer um turista - mesmo o sendo) de abrir o mapa no meio da rua e desisti, resolvi deixar a Torre desgraçada para outro dia. Sentei numa brasserie, pedi uma bier pression Record e um prato que me pareceu apetitoso. Resultado, recebi uma cerveja gostosa, num copinho de 25cl (ou 250ml para nós brasileiros) e um pratinho beeeeeeeem mixuruquinho de salsicha alemã com pedaços de pão e queijo derretido por cima. Por €8,00, uma salsicha bem industrializada e uma miserinha de queijo. Não curti. Fiquei sabendo, agora há pouco, pela Babi, que a brasserie fica num lugar caro de Paris, o Boulevard Saint Germain. Então tá explicado.
Cansado, com bolhas nos pés e frustrado por não encontrar a Tour Eiffel, peguei o metrô e o tram pra casa, tomei um banho e descansei. Amanhã, saio cedo e, sem falta, acho a porra da Torre. Nem que eu morra no caminho!!! Calma - não é pra tanto. Mas já me programei melhor.
Nota do dia: há boatos de que dia 19, quinta feira, vai ter greve dos transportes. Dia 19 eu pego (ou pegaria) o trem para Bruxelas, então tô com medo de não conseguir ir. As greves aqui são levadas a sério e há uma certa tradição da Greve Solidária: outras categorias aderem à greve de uma categoria como um sinal de apoio, mesmo não estando reivindicando nada. Dedinhos cruzados para não ter problemas!
Fotos. Agora me entendi com a formatação do Blogger (eu acho).
A vista da brasserie que me vendeu salsicha com queijo por €8,00.
Catedral de Notre Dame
Dentro da Notre Dame

Um dos muitos e lindos vitrais da Notre Dame

A bundinha da Notre Dame - redondinha, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário